São João Crisóstomo ensina:
“A honra do jejum
consiste não na abstinência da comida, mas em evitar as ações pecaminosas; quem
limita o seu jejum apenas à abstinência de carnes o desonra. Praticas o jejum?
Prova-me por tuas obras! Perguntas que tipo de obras?
Se vires um inimigo,
reconcilia-te com ele!
Se vires um amigo tendo sucesso, não o inveje!
Se vires uma mulher bonita, passe sem olhar!
Que não apenas a boca jejue, mas também os olhos, e os ouvidos, e os pés, e as
mãos, e todos os membros de nossos corpos.
Que as mãos jejuem sendo puras da avareza e da rapina.
Que os pés jejuem, deixando de caminhar para espetáculos imorais.
Que os olhos jejuem, não se detendo sobre feições belas, ou se ocupando de
belezas exóticas.
Pois o que é visto é
a comida dos olhos, mas se o que for visto for imoral ou proibido, macula-se o
jejum e perturba toda a segurança da alma;ma se for moral e seguro, o que é
visto adorna o jejum. Pois seria absurdo abster-se da comida permitida por causa
do jejum, mas devem os olhos absterem-se até de tocar o que é proibido. Não
comes carne? Então não se alimente de luxúria através dos olhos.
Que também os
ouvidos jejuem. O jejum dos ouvidos consiste em recusar-se a ouvir assuntos
perversos e calúnias. ‘Não receberás notícias falsas’, já foi dito.
Que a boca também
jejue de falar coisas vergonhosas e de ficar reclamando. Pois que ganhas se te
absténs de pássaros e peixes, e mesmo assim mordes e devoras teu próximo? O que
tem fala maligna come a carne de seu irmão, e morde o corpo de seu próximo.”
O que São João
Crisóstomo nos diz com esta reflexão?
Que os dias de jejum
devem ser especialmente dias para evitarmos o uso desordenado ou inclusive
exagerado dos outros sentidos: evitar o que não devo fazer, falar, ouvir,
desejar; não buscar satisfazer todas as minhas necessidades emocionais e
espirituais; não buscar a todo custo saciar minha solidão; não querer saber
tudo; não exigir respostas imediatas a tudo o que vier à minha mente etc.
Nós jejuamos
buscando a conversão. Portanto, jejuemos de todas estas atitudes contrárias à
virtude. Talvez o seu jejum consista em ser mais serviçal (jejum da sua
preguiça e comodidade), pois, assim como precisamos rezar com o coração, também
precisamos jejuar com o coração.
Talvez você tenha de
jejuar da sua ira, sendo mais amável, mais dócil. Ou jejuar da sua soberba, buscando
ativamente viver a humildade em atos concretos.
Por Corazones.org via Aleteia