19 de março dia do Salesiano Leigo ou Coadjuntor

No dia 19 de março, Dia de São José, celebra-se também o Dia do Irmão Salesiano Leigo ou Coadjutor. Muitos ainda tem dúvidas em relação às funções exercidas por esses religiosos, que possuem algumas diferenças em relação aos encargos dos sacerdotes. Assim, sugere-se nesta matéria, aproveitar a data para conhecer melhor essa vocação.
Nem todos os salesianos são sacerdotes. A vocação salesiana é ser Salesiano de Dom Bosco e essa vocação pode ser vivida de duas formas: como irmão leigo, ou coadjutor, ou como sacerdote. As duas formas completam-se reciprocamente.
O salesiano leigo ou coadjutor, como o sacerdote, emite os votos de pobreza, castidade e obediência. Vive a vida de comunidade com os outros irmãos salesianos e vive a mesma missão a serviço dos jovens, modelando sua vida em Cristo Bom Pastor e fazendo seu o sistema de Dom Bosco no campo educativo. A diferença consiste no fato de o seu trabalho desenvolver-se sobretudo em atividades de natureza secular.
O Salesiano Coadjutor leva para todos os campos educativos e pastorais o valor próprio de sua laicidade que o torna, de modo específico, testemunha do Reino de Deus no mundo, mais próximo dos jovens e das realidades do trabalho.
O Salesiano Coadjutor pode desenvolver a sua vocação como educador, médico, professor, diretor de projetos para o desenvolvimento, administrador, contador, catequista, guia escoteiro, escritor, bibliotecário, arquiteto, técnico de informática, treinador esportivo, músico, entre muitos outros.
Hoje, a Congregação conta com mais de 2.000 Coadjutores Salesianos que trabalham lado a lado com os sacerdotes na comunidade, a serviço dos jovens de todo o mundo. Atuam como educadores que animam e coordenam ou dirigem obras e atividades várias da missão salesiana, como escolas, albergues, institutos técnicos, centros de promoção agrícola, centros editoriais no âmbito da imprensa, do rádio, da TV, centros de desenvolvimento social, legislativo e econômico, etc.

A PARÓQUIA

Conheça nossa história e também nosso Padroeiro São Gonçalo do Amarante.
  • Nossa História

    A primeira capela de Paróquia São Gonçalo do Porto nasceu oficialmente a 15 de novembro de 1781 .

  • Padroeiro

    São Gonçalo é tido como santo da perfeição e muitas gestantes vem apresentar seus filhos nesta igreja

  • Secretária

    Nosso Atendimento : Segunda a Sexta das 8h às 12h00 e das 13h30 às 18h Sábado das 7:30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

  • Calendário Paróquial

    Acompanhe em nosso calendário as atividades e eventos que acontecem em nossa Paróquia.

  • Desenvolvido Por:
  • CTV Produções

    Pages